Extasy ou XTC - este é um químico de facílima aquisição e que não é caro! Pelo que aumentou significamente o seu uso nos meios muito jovens, jovens e adultos. Não é o facto de ser caro e de ser (ou não) objecto de tráfico que é melhor ou pior ou que é mais ou menos consumido. Até porque em Portugal é barato em relação a muitos outros lugares, designadamente Amsterdam e outros locais onde nunca baixou a taxa de consumo e a miséria associada.
Chega a ser distribuido gratuitamente no nosso país, em discotecas, festas de amigos, escolas etc.
É a MDMA (um composto químico perigoso) que se supõe estar em cada comprimido, mas cada um deles tem em si alguma surpresa, não se sabendo exactamente o que virá a conter, o que constitui um perigo adicional.
O grande risco aumenta quando o indivíduo se encontra a tomar simples aspirinas, anti-depressivos, anti-retrovirais, ou que tenha problemas como epilepsia, renais, diabetes, psicológicos, etc.
A dependência desta droga é essencialmente psíquica e leva a uma forte ou muito forte dependência e também a ter de passar a drogas mais pesadas ainda, mais e mais terríveis, de modo irreversível.
Alguns sintomas são: perturbações de memória, falhas de memória de acontecimentos recentes, depressão após o 1º efeito, bruscas euforias, perturbações do sono, desfalecimentos, prostração, instabilidade cíclica de humor, destruição de células do cérebro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário